Conectando evidências e experiências de mobilidade, qualidade do ar e saúde

Data do início do evento

16/04/2021

Hora do evento

10:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Vital Strategies

Palavra chave 1

Clima

Palavra chave 2

Saúde

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Descrição

A má qualidade do ar é responsável por mais de 60 mil mortes por ano apenas no Brasil e aproximadamente 81% da população brasileira vive em áreas onde a concentração de material particulado extrapola os limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde. O reconhecimento desse problema é o primeiro passo para a formulação de políticas públicas que visem a saúde da população. Como o setor de transporte é a principal fonte de emissão de poluentes nos centros urbanos brasileiros, é fundamental intensificar a implementação de políticas de mobilidade de baixo carbono.

No debate “Conectando evidências e experiências de mobilidade, qualidade do ar e saúde” serão apresentadas evidências científicas e técnicas sobre os impactos dos transportes na qualidade do ar e na saúde, assim como experiências de políticas públicas para melhorias na qualidade do ar, como as políticas de transporte em Fortaleza e as abordagens de monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro.

Participantes:
• Pedro de Paula, Diretor Executivo da Vital Strategies (abertura)
• Hannah Machado, Gerente de Projetos da Vital Strategies
• Ferruccio Feitosa, Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza
• Eduardo Cavaliere, Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro
• Beatriz Rodrigues, Coordenadora Sênior de Transporte Público do ITDP (moderação)

Realização: Vital Strategies
Parceria: Frente Nacional dos Prefeitos
Apoio: Instituto Clima e Sociedade (ICS)

Esse é o segundo de uma série de quatro debates que realizados entre dezembro de 2020 e agosto de 2021. A gravação do primeiro debate, sobre os impactos de políticas de mobilidade sustentável na qualidade do ar e seus benefícios para a saúde pública, pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=SnH4AgnvrpM