Ciclismo na terceira idade

Data do início do evento

29/11/2021

Hora do evento

14:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Ciclocidade e Embaixada da Dinamarca

Palavra chave 1

Idosos

Palavra chave 2

Saúde

Descrição

Parceria entre a Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo promoveu ao longo de 2021 conversas sobre como estimular o uso da bicicleta e sobre as políticas públicas necessárias para fomentar o ciclismo no país.

Em 2021, o dinamarquês Ole Kassow criou um movimento para ajudar e estimular os idosos a voltarem às bicicletas. Hoje, a Cycling Without Age está presente em mais de 50 países e Kassow será um dos painelistas do último Ciclodebate de 2021, uma parceria entre a Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

“Sonhamos em criar um mundo juntos, no qual o acesso à cidadania ativa crie felicidade entre nossos concidadãos idosos, proporcionando-lhes a oportunidade de permanecerem parte ativa da sociedade e da comunidade local. Assim, construímos pontes entre gerações e reforçamos a confiança, o respeito e a cola social na nossa sociedade”, explica Kassow sobre o projeto.

Mas e no Brasil? Será que há espaço para os idosos se aventurarem sobre duas rodas? Sim, é o que comprovam os outros painelistas do Ciclodebates #5. Moradora da Zona Sul de São Paulo, Helenice Maria da Silva aprendeu a pedalar aos 49 anos e hoje, aos 57, usa a bicicleta como meio de transporte. A diretora administrativa da União de Ciclistas do Brasil, Ruth Costa, e o professor Paulo Saldiva, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), completam a mesa.

O evento será realizado no dia 29 de novembro às 14h, horário do Brasil, via Zoom. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever com antecedência via este link devido à tradução simultânea português-inglês.

 

Saiba mais sobre os painelistas:

Helenice Maria da Silva
Moradora da Zona Sul de São Paulo, Helenice comprou sua primeira bicicleta em 2012, aos 49 anos. Ela procurou a Bike Anjo para aprender a pedalar e, três anos depois, em 2015, passou a usar a bike como meio de transporte. Em 2016 ela se tornou voluntária na Bike Anjo e passou a ensinar outras pessoas a pedalar. Em setembro de 2019 ela levou o projeto para o bairro em que mora com o propósito de ajudar principalmente as mulheres que tinham a vontade de aprender a pedalar, e posteriormente, usar a bike como meio de transporte.

Paulo Saldiva
Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Há mais de 25 anos pesquisa os efeitos da poluição do ar ambiente na saúde, incluindo estudos experimentais, epidemiológicos e clínicos. Saldiva é coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq e do Núcleo de Pesquisa em Autópsia e Imagenologia (NUPAI-FMUSP). Ele também é ciclista e gaitista.

Ruth Costa
Técnica em Segurança do Trabalho, Ruth é a atual diretora administrativa da União de Ciclistas do Brasil. Ela também é voluntária da rede Bike Anjo e íntegra o coletivo @Paráciclo. Ruth é uma das idealizadoras do projeto @pedalamanaa e do projeto Perifa na Pista, que tem o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda. Fotociclista, ela busca formas de promover a mobilidade sustentável.

Ole Kassow
Empreendedor social, Ole é um ciclista entusiasta, fazendeiro urbano experimental e mora em Copenhague, na Dinamarca. Ele recebeu o Prêmio da Comunidade Dinamarquesa em 2014 do Ministério do Emprego dinamarquês por sua iniciativa Cycling Without Age, o assunto de sua palestra no TED de setembro de 2014. Em 2017, ele foi o segundo dinamarquês a se tornar Ashoka Fellow, a ONG líder em promoção de mudanças e empreendedorismo