Boas práticas brasileiras para promover um trânsito seguro

Data do início do evento

29/09/2021

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Palavra chave 1

Boas práticas

Palavra chave 2

Segurança viária

Palavra chave 3

UCB

Descrição

A UCB convida todas, todes e todos para um debate sobre iniciativas importantes e necessárias realizadas, pelo poder público e sociedade civil organizada para segurança viária.
.
Encerrando as atividades do mês da mobilidade, vamos conversar sobre os exemplos importantes e inspiradores das cidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, sobre implementação de Zonas 30, redução de velocidades e a cultura travessia de pedestres nas faixas.
.
Nossa querida Diretora Administrativa, Ruth Costa, mediará esta conversa com as pessoas participantes:
➡Ana Júlia Pinheiro – Jornalista, militante da Paz no Trânsito há 25 anos, cicloativista, coordenadora de comunicação da Rodas da Paz. Iniciou a série de reportagens que se transformaria na campanha Paz no Trânsito, no Correio Braziliense. Campanha rendeu ao jornal 21 prêmios, nacionais e internacionais. Ana Júlia recebeu os prêmios Mídia Impressa da CNT e Menção honrosa no Prêmio Volvo.
➡Eveline Trevisan – Arquiteta urbanista, idealizadora do podcast Cidades Possíveis, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTRANS, responsável pelo Programa de Mobilidade por Bicicleta-Pedala BH e vem, nos últimos anos, coordenando com participação da sociedade civil, a implantação das chamadas Zonas 30 na cidade, projetos de redesenho das ruas de modo a torná-las mais seguras.
➡Gustavo Pinheiro – Engenheiro civil, trabalha na Prefeitura de Fortaleza há 13 anos. Desde 2014 faz parte da equipe da Gestão Cicloviária (PAITT/AMC) e participa dos avanços de Fortaleza na promoção da bicicleta como modo de transporte, através, principalmente, da implantação de mais de 330 km de novas ciclovias e ciclofaixas, além do sistema de bicicletas compartilhadas (Bicicletar) com 192 estações espalhadas pela cidade.
➡Ruth Costa (mediação) – Técnica de Segurança no Trabalho, atual diretora administrativa da União de Ciclistas do Brasil, voluntária da Rede Bike Anjo, integrante do Coletivo ParáCiclo, uma das idealizadoras do projeto Pedala Mana. Coordenadora de Mobilização no projeto “Belém que Queremos – Mobilidade Sustentável na Amazônia” e coordenadora de mobilização no projeto ” Na Brea com a magrela”
.
Participe desta conversa para que estas iniciativas importantes destas cidades brasileiras inspirem outras mais para se tornarem cidades mais amigáveis!