Inscrição para Bike-a-thon Cicloturismo

Data do início do evento

21/03/2021

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Aromeiazero

Palavra chave 1

Aromeiazero

Palavra chave 2

Cicloturismo

Palavra chave 3

inovação social

Descrição

Bike-a-thon Cicloturismo vai oferecer mentoria e apoio financeiro para fortalecer iniciativas durante a pandemia
As 4 ideias selecionadas receberão mentorias para aprimorar suas ideias na área de cicloturismo.
  

A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7km, sendo indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como modal a ser priorizado durante a pandemia. Entre os setores mais impactados pela atual crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 está o turismo. De acordo com pesquisa, em Julho/2020 mais de 70% das empresas entrevistadas estavam sem reservas ou tiveram cancelamento total em decorrência da pandemia. Diante deste cenário, muitas iniciativas de turismo encontram dificuldade de continuar sua operação, seja pela falta de recursos para investir ou pela falta de orientação sobre os procedimentos de segurança sanitária necessários.

Fomentando essa narrativa, a Bike-a-thon Cicloturismo é uma maratona de inovação social que oferecerá apoio técnico e financeiro para ideias, negócios e projetos de turismo de bicicleta que queiram estruturar seu plano de negócio e sua operação diante dos desafios da pandemia.

O projeto é uma iniciativa do Aro com patrocínio do Instituto PHI e as inscrições vão até 21/março e podem ser feitas em https://www.aromeiazero.org.br/bike-a-thon.

Buscamos ideias que pretendam melhorar as condições de vida, fortalecer economias locais, promover a mobilidade segura e a reativação dos espaços públicos nos territórios em que estão inseridas. As 6 ideias pré-selecionadas receberão mentorias em Cicloturismo e Impacto Socioambiental, Protocolos de Segurança Sanitária contra a COVID-19, Plano de Negócio e Gestão Financeira.

Além disso, 4 propostas receberão uma bolsa de R$600 por 2 meses para estruturar e potencializar suas atividades. As propostas serão selecionadas conforme os critérios:
– Adequação ao perfil do prêmio
– Conhecimento da realidade e do problema
– Potencial de Impacto Social
– Viabilidade e Imprescindibilidade do investimento
– Inovação
Podem se inscrever no edital: pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos e não governamentais, incluindo pequenos empreendedores (MEI e ME) de todo o Brasil.

Sobre o Aro
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. ​​Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Sobre o Instituto PHI
O Instituto Phi combina a alma da filantropia com a racionalidade do investimento para assessorar empresas e famílias na doação a projetos sociais sérios. O objetivo é disponibilizar recursos de forma eficiente, com foco nos resultados, para iniciativas de transformação social, além de desenvolver a prática da filantropia no Brasil, criando valores para a sociedade.