BH BiciFest 2023

Data do início do evento

01/06/2023

Data do final do evento

03/06/2023

Tipo do evento

Presencial

Estado do evento

Minas Gerais

Cidade do evento

Belo Horizonte

Local do evento

Av. Brasil - Entre nºs 41 e 161 - Santa Efigênia

Instituição organizadora

BH em Ciclo e outras

E-mail para contato

bhemciclo@gmail.com

Palavra chave 1

Dia da bicicleta

Palavra chave 2

festa

Palavra chave 3

Minas Gerais

Palavra chave 4

Outra

Descrição

O 2º BH BiciFest 2023, o festival sobre mobilidade ativa em Belo Horizonte, celebra a cultura da bicicleta e promove diálogos essenciais para a mobilidade urbana de BH 

Sete anos após a sua primeira edição, o BH BiciFest está de volta, com uma proposta que lança luz sobre o direito à cidade a partir da mobilidade ativa e de três grandes dimensões: política, festiva e formativa. O festival acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de junho, com uma programação diversa e inclusiva, prometendo ser um ponto de encontro inspirador para ciclistas, ativistas, técnicos, servidores municipais e entusiastas da mobilidade ativa.

A primeira atividade do BH BiciFest acontecerá no dia 1º de junho, às 18h, no auditório do Colégio Arnaldo, com a exibição e bate papo sobre o curta-metragem, “Mulheres e Bicicleta”, de Maria Mourão. Há espaço para estacionamento de bicicleta no local. No mesmo espaço, às 19h, ocorrerá a mesa de abertura com diálogo a respeito do tema, “Direito à cidade para quem? (LGBTQIA+)”. Esta conversa busca criar um espaço de diálogo, compreensão e cooperação para a construção de uma cidade mais inclusiva para todas as pessoas. Haverá distribuição de mudas.

No dia 2, às 18h, também no auditório do Colégio Arnaldo, teremos a exposição, “Bicicletas Belo Horizontinas”, de pinturas em aquarelas do artista plástico e ciclista, Daniel de Carvalho. A partir das 19h, o BH BiciFest trará para o centro da discussão o tema “Emergência e justiça climática: sinônimos de luta coletiva”. Serão debatidas estratégias para promover uma mobilidade sustentável, abordando questões como futuras infraestruturas cicloviárias na busca pela redução gases causadores das mudanças climáticas e melhoria da qualidade do ar em BH. Após o debate, às 21h, o melhor bloco de carnaval de Belo Horizonte, Bloco da Bicicletinha, se concentrará na avenida Brasil, saindo da Praça da Ciclista, para realizar uma festa que só esse coletivo sabe fazer: o Bloco Junino, uma festa de bicicleta que saíra pela cidade pulando quadrilha. 

No terceiro dia de festa, 03 de junho, simbolicamente no dia Mundial da Bicicleta, a avenida Brasil, entre os números 41 e 161, estará aberta (sem trânsito de motocicletas e carros) para as pessoas o dia todo, iniciando as atividades a partir de 9h. O Bike Anjo BH promoverá a tradicional Escola Bike Anjo para quem quer aprender a andar de bicicleta, de maneira gratuita. A Cicloficina de Rua auxiliará as e os ciclistas que não tiram a bicicleta de casa há algum tempo e precisam de uma “ajustada”. A rua aberta será o ponto de partida para o pedal em defesa da mata do Jardim América, às 14h. Enquanto tudo isso acontece, haverá feira de produtos, atividades de lazer, exposições artísticas, boas conversas, música e muito mais! 

A festa de encerramento do evento contará com muita música boa e alegria, comemorando esse dia épico para a mobilidade em Belo Horizonte.

A participação no BH BiciFest 2023 é totalmente gratuita e aberta a todas e todos que queiram vivenciarparticipar dessa e ciclo evento ciclo experiência realizado em BH. 

 

Serviço:

O BH BiciFest 2023 é realizado pela BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte -, em parceria com o Movimento Nossa BH, apoiado pelo INCC, Giro Rua, Terça das Manas, Bike Anjo, Psicoativos, BHFixD, Dizzy Express, Colégio Arnaldo, Bloco da Bicicletinha, A Roda.

Contato:  bhemciclo@gmail.com 

Assessoria de Comunicação:
Marcos Gomes – 31.9949-1025

Andreza Cardoso – 31.98815-1134

Guilherme Tampieri – 31.9764-7400