A mulher negra, latinoamericana e caribenha

Data do início do evento

28/07/2021

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Bike Anjo

Palavra chave 1

américa latina

Palavra chave 2

dia das mulheres

Palavra chave 3

Mulher

Palavra chave 4

NEGRITUDE

Palavra chave 5

raça

Palavra chave 6

UCB

Descrição

Dia 28/07, às 19h, realizaremos uma live no instagram da Bike Anjo (@bikeanjo) com manas e minas incríveis de Belém do Pará e São Luís do Maranhão em homenagem ao Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

Estarão conosco nessa live as maravilhosas:
🚲 @ruthcosta527 , Paraense, natural de uma comunidade quilombola no município de Concórdia do Pará, Mulher negra, mãe, avó do Cadu, Agnes e da Olga, Feminista, cicloativista, Técnica em Segurança do Trabalho, atual Diretora administrativa da União dos Ciclistas do Brasil, voluntária da rede bike anjo Belém, integrante do coletivo Paráciclo e uma das fundadoras do projeto Pedala, mana! Atualmente trabalha pela mobilidade sustentável.

🚲 @gloria.franca : Membro do Pedal das Minas (@pedaldasminasslz), mulher não-branca, lésbica e maranhense.Professora Dra. na UFMA e Coordenadora do GEPEDIS (grupo de estudos e pesquisas em Discursos, Interseccionalidades e Subjetivações.).

Sobre a data:
Em 1992, com a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas definiram o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, Lei nº 12.987/2014, que foi sancionada como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, uma líder quilombola e resistiu por décadas á escravisdão sendo símbolo de luta e resistência.