Agenda Multisetorial de Pesquisa e Advocacy na Promoção da Mobilidade Ativa

Data do início do evento

30/10/2020

Hora do evento

17:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Laboratório de Vida Ativa (LaVA-UERJ) e ONU Habitat

Palavra chave 1

Ciência

Palavra chave 2

Habitat

Palavra chave 3

Mobilidade ativa

Palavra chave 4

Pesquisa

Palavra chave 5

Saúde pública

Descrição

Mais informações em http://www.circuitourbano.org/agenda-multisetorial.html

Descrição

Adotando como referencial o conceito de “Saúde em Todas as Políticas”, o presente webinário terá como foco a discussão sobre as oportunidades causadas pela pandemia da COVID-19, considerando as relações entre o uso de transportes ativos e seus impactos sobre a saúde, a mobilidade urbana e o meio-ambiente. Dentro deste contexto, destacaremos a importância da criação e consolidação de uma agenda multisetorial de pesquisa e advocacy, que deve reorientar os sistemas de transporte, de desenho urbano e de saúde em mundo pós-pandemia. O evento terá o formato de um webinário, com participação de um moderador e quatro palestrantes, sendo um deles internacional. Com visões e formações diversificadas, teremos a presença de um Urbanista, um Cardiologista, uma Biológa e de pesquisadores do campo das Ciências da Atividade Física e Saúde Pública, permitindo um debate sob olhares e saberes distindos sobre um mesmo fenômeno. A mobilidade ativa.

Moderação

Ricardo Brandão
Coordenador do Laboratório de Vida Ativa – LaVA/UERJ – Brasil
Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenador Adjunto e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ e Pró-Cientista da UERJ. Coordena o Laboratório de Vida Ativa (LaVA) da UERJ.

Painelistas

Victor Andrade
Coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável – LABMOB/UFRJ – Brasil
Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB).

Marconi Gomes
Diretor do DERC/SBC – Brasil
Médico Cardiologista da SPORTIF-Clínica do Exercício do Esporte, Médico Cardiologista do Hospital das Clínicas da UFMG e Médico Cardiologista da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Membro Diretor do Comitê de Esportes da Sociedade Brasileira de Cardiologia/SBC, Membro de Diretoria da Sociedade Mineira de Cardiologia, Presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Juliana de Castro
Pesquisadora do PLANETT- Coppe/UFRJ – Brasil
Bióloga e Educadora formada pela Universidade Estácio de Sá (2008), Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2010), Mestre em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2014). Atualmente cursa o doutorado (PET-COPPE) e integra o Núcleo de pesquisa sobre Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (PLANETT).

Rodrigo Reis
Pesquisador do Prevention Research Center/Washington University in St. Louis – Estados Unidos/Brasil
Rodrigo Reis é pesquisador do Prevention Research Center na Washington University em St. Louis. Na Brown School, Reis ministra cursos focados no ambiente construído e na saúde pública e é o diretor da especialização em Design Urbano no programa de Mestrado em Saúde Pública.

Organização

Laboratório de Vida Ativa (LaVA-UERJ)

Parceiros

Victor Andrade – Laboratório de Mobilidade Sustentável – (LABMOB/UFRJ)
Marconi Gomes – Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Juliana de Castro – Núcleo de Planejamento Estratégico de Transporte e Turismo (Planett)
Rodrigo Reis – Washington University em St. Louis.