Teste de modelos de bicicletas elétricas cargueiras para uso dos Correios – Praia Grande (SP)

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Outra

Nome do autor

Aliança Bike - Associação Brasileira do Setor de Bicicletas

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Praia Grande

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

CARGUEIRAS

Palavra chave 2

Elétricas

Palavra chave 3

Logística e transporte

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Este estudo apresenta os resultados do projeto-piloto aplicado na cidade de Praia Grande, litoral sul do estado de São Paulo, entre novembro e dezembro de 2019, cujo objetivo foi avaliar a performance e o potencial de dois modelos de bicicletas elétricas cargueiras para uso dos Correios.

Os modelos testados foram Long-John (carga localizada na parte dianteira do veículo) e Long-Tail (carga localizada na parte traseira do veículo), que foram desenvolvidos e cedidos pela Dream Bike em regime de comodato. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ) foram os responsáveis pelo desenvolvimento deste estudo.

A metodologia envolveu coleta de dados primários (entrevistas com carteiros e dirigentes dos Correios) e secundários, análise técnica dos modelos das bicicletas e observação participante durante a aplicação do piloto. As bicicletas foram testadas por três carteiros (duas do sexo feminino e um do sexo masculino) com experiência de pelo menos dois anos em entregas por bicicletas. As unidades territoriais de tratamento foram os Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) de Caiçara e Praia Grande.

Os resultados foram analisados pelos seguintes aspectos: design e ergonomia; comparação de desempenho entre modos; eficiência nas entregas; praticidade e mobilidade; bateria, autonomia e recarga; armazenamento e recarga; custo inicial de aquisição; manutenção; emissões; segurança pública e segurança viária. Eles indicam que há grande potencial para uso de bicicletas elétricas cargueiras pelos Correios, especialmente em substituição aos veículos motorizados.

Coordenação e operação
Fernando Fontes (GIZ) e Jens Giersdorf (GIZ)

Autores
Daniel Guth (Aliança Bike) e Victor Andrade (LABMOB)

Apoio
Dream Bike e Correios

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.