Sinalização Cicloviária Federal Brasileira e sua Aplicação

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Regina Malaguti; Camilo Michalka

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2012

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Código de Trânsito Brasileiro

Palavra chave 3

Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito

Palavra chave 4

Sinalização viária

Descrição

A bicicleta é considerada como um meio de transporte de grande eficiência que tem a característica de não provocar poluição, não demandar grandes áreas para a construção de vias para a sua circulação além de ser saudável. Esse trabalho tem como objetivo abordar a Legislação Federal aplicada à sinalização cicloviária. É feito um estudo dessa legislação, um estudo bibliográfico e uma avaliação da sinalização das ciclovias nas cidades do Rio de Janeiro e de Florianópolis.
Verifica-se que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN tem a prerrogativa exclusiva de definir todos os elementos de sinalização de trânsito, vedada à utilização de qualquer outra, como consta do Art. 80, objetivando a uniformização em todo o território nacional. Para tal, o CONTRAN publicou manuais definindo a sinalização a ser utilizada nas vias brasileiras, dentre os quais os volumes que tratam da “Sinalização Vertical de Regulamentação”, “Sinalização Vertical de Advertência” e “Sinalização Horizontal” que são fruto de estudos técnicos de especialistas em transporte.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.