Risk perception of cyclists in “mixed traffic”

Tipo de publicação

Artigo

Veículo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

MARCIO PINHEIRO

Língua

Inglês

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

País

Brasil

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Ciclismo urbano

Palavra chave 2

ciclistas

Palavra chave 3

Outra

Palavra chave 4

PERCEPÇÃO

Palavra chave 5

RISCOS

Descrição

– Para chegar para acessar ciclovia ou ciclofaixa “muitas vezez” ciclistas pedalam “não separados” de carros, ônibus, caminhões…ou seja pedalam “no meio do trânsito”.
– Também, a “malha” de ciclovias e ciclofaixas não est[a completamente conectada… acarretando que por exemplo entre algumas ciclovias ciclistas pedalem “no meio do trãnsito”.
= E “muitas” rotas de ciclistas quer em direção ao trabalho quer para lazer ou atividade física (“dentro” de muitos bairros por exemplo…ou “entre” bairros…) são realizadas “fora” de ciclovia, ciclofaixa ou ciclorrota…portanto rotas nas quais ciclistas pedalam “no meio do trânsito.
= A segurança do ciclista é importante em ciclovias (cruzamentos, etc…), ciclofaixas, ciclorrotas e no “meio do trânsito”, pois entre outros, precisamos ter a “cultura do “share the road” por meio de educação, conscientização, politicas públicas, etc.
– Meu singelo texto foi postado no grupo facebook “WALKBIKENEWMOBILITY” e no meu perfil do linkedin sendo visto por dezenas de pessoas em 7 países.
= Para debater essa questão da segurança de ciclista “no meio do trânsito” a qual envolve diversos aspectos escolhi para o momento o tema da percepção. A percepção de riscos por parte de ciclistas é importante e relevante pois ciclista consciente dos riscos pode em muitos casos evitar incidentes e até mesmo evitar os constrangedores “a near miss or close pass’ ou seja os “quase incidentes”. Att Márcio Pinheiro – Saudações e Congratulações União de Ciclistas do Brasil e Observatório da Bicicleta.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.