Repensar a acessibilidade na AML: A bicicleta como componente do Sistema de Transporte Metropolitano

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Magalhães, M.R e Mata, D.

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

Sem data

Palavra chave 1

MEIO DE TRANSPORTE

Palavra chave 2

Planejamento Urbano

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

A adopção da bicicleta como um dos modos de transporte é hoje recomendada pelas instituições
europeias e posta em prática por muitas cidades europeias e americanas, incluindo da América do Sul. A
justificação para esta orientação é de vários níveis, nomeadamente: a necessidade de reduzir a poluição
atmosférica nas cidades, com vista ao cumprimento do Protocolo de Quioto (em Portugal, cerca de 50% do
CO2 tem origem na circulação e o incumprimento de Quioto implica o pagamento de taxas incomportáveis
a partir de 2010); a necessidade de reduzir as formas de energia com base no petróleo, devido ao seu
custo e à poluição que provocam (em Portugal, cerca de 70% do total de energia consumida); a
necessidade de reduzir o congestionamento provocado pelo automóvel, devido à destruição do espaço
público, do convívio e da cidadania e a impossibilidade de circulação do peão.
Em Portugal os percursos cicláveis têm sido retomados timidamente, de forma solta e desarticulada,
voltados unicamente para o lazer e não como infra-estrutura de transporte, com um papel importante a
desempenhar no quotidiano.
A integração dos percursos cicláveis nos processos de Ordenamento do Território, com as Estruturas
Ecológica e Cultural, permite que estas três estruturas se conjugem para promover a reabilitação do
espaço público com benefícios de vária ordem, desde os biofísicos, aos da qualidade de vida.
O CEAP – Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia, vocacionado
para o Projecto e o Planeamento Ambiental, tem desenvolvido vários trabalhos nesta área, procurando a
integração dos percursos cicláveis na estrutura ecológica. Assim, referem-se os projectos concluídos
recentemente, da Rede Ciclável de Lisboa (2000-2001) e o Estudo Estratégico para a Implementação de
uma ciclovia entre Chaves e Vila Real (2002-2003) e os que actualmente estão em elaboração: o Apoio ao
Plano Almada Ciclável (início 2003) e a Rede Ciclável para o Concelho de Sintra, integrado no Plano
Verde do Concelho de Sintra (início 2004).

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