Potencialidades e fatores impeditivos ao uso da bicicleta enquanto meio de transporte em cidades de médio porte: um estudo de caso

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Transporte

Veículo

REVISTA GUARÁ

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Malena Ramos Silva, et alii

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

ciclabilidade

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

Os modos de transporte não motorizados vêm surgindo como alternativa viável para a redução dos problemas relativos à mobilidade, especialmente nas médias e grandes cidades. Esta pesquisa buscou verificar a viabilidade do incentivo ao uso da bicicleta como alternativa de transporte na cidade de Vitória, considerando a perspectiva do usuário e a avaliação da estrutura cicloviária existente. A metodologia foi estruturada a partir da aplicação de um questionário online visando identificar os principais fatores que incentivam ou desestimulam o uso desse veículo. Os resultados demonstraram que a presença de infraestrutura cicloviária é o principal fator de incentivo, seguido da economia e de aspectos relacionados à saúde. A carência de estacionamentos apropriados e também a insegurança se apresentaram como fatores desestimulantes, principalmente nos deslocamentos diários no trajeto casa-trabalho. Como parte da metodologia, foi realizado, ainda, um seminário com a participação de diversos segmentos da sociedade, objetivando ampliar a discussão dos resultados com a comunidade. A análise dos dados evidenciou a viabilidade dos modos de transporte não motorizados para Vitória, sendo ainda identificada a necessidade de uma forte campanha educativa relacionada ao conceito de vias compartilhadas bem como a implantação de sistemas integrados de transporte, de forma que as ruas não sejam apenas vias de passagem, mas também, locais de convivência.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.