Perfil do Ciclista Brasileiro 2018

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Transporte Ativo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Educação

Palavra chave 3

Hábitos

Palavra chave 4

Opinião

Palavra chave 5

Perfil

Palavra chave 6

Pesquisa

Descrição

Este relatório apresenta os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro. A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, e contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro de 2017 e abril de 2018 mais de 140 pesquisadores para realizar 7.644 entrevistas. Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, a sua concretização só foi possível através da participação e engajamento de todos envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva e voluntária.

Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta em várias cidades brasileiras. Cabe ressaltar que não é possível uma comparação direta com a primeira edição da pesquisa – realizada em 2015 – pois agora adotamos outro método de amostragem, mais refinado e que resultou, em muitos casos, em amostras com tamanhos distintos.

Os dados coletados e analisados nesta pesquisa fornecem subsídios para que gestores públicos, urbanistas e todos os envolvidos com o tema, formulem uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário.

Muitos são os desafios, entretanto, acreditamos que é possível transformar as cidades brasileiras em ambientes convidativos aos ciclistas, onde todos e todas possam usar a bicicleta nos seus deslocamentos diários com segurança e conforto.

Para saber mais:

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.