Mulheres, por que não pedalam? Por que há menos mulheres do que homens usando bicicleta em São Paulo, Brasil?

Tipo de publicação

Artigo

Veículo

Revista Transporte y Territorio

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Letícia Lindenberg Lemos et alii

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Cidade

Palavra chave 2

Gênero

Palavra chave 3

Mulher

Palavra chave 4

Origem-destino

Descrição

Co-autoras: Marina Kohler Harkot, Paula Freire Santoro e Isis Bernardo Ramos.
Os poucos dados gerais existentes sobre o uso da bicicleta na Região Metropolitana deSão Paulo indicam uma baixa representatividade feminina. No entanto, levantamentos realizados pela Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo demonstraram um aumento considerável na quantidade de mulheres usando bicicleta como meio de transporte nos locais onde foi implantada infraestrutura para bicicletas. Apesar de isso indicar que a oferta de infraestrutura é relevante para mulheres adotarem bicicleta como meio de transporte, o aumento não foi uniforme no território, ocorrendo em maior grau em vias de ligação entre bairros centrais e mais periféricos. Tendo como contexto a implantação de infraestrutura para bicicleta em São Paulo, em contraposição ao privilegio histórico dado os modos motorizados individuais, pretende-se apresentar e analisar os dados quantitativos disponíveis sobre o padrão de mobilidade urbana em São Paulo, tendo como base a pesquisa Origem-Destino do Metrô. Com foco sobre o uso da bicicleta comparativamente a outros modos, e com diferenciação por gênero e
renda, objetiva-se debater aspectos…

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