Mobilidade urbana por bicicleta em teresina: Contribuições teóricas e projetuais para um plano diretor intervencionista

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade urbana

Veículo

Latin American Journal of Development

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Raquel Feitosa Carvalho da Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Piauí

Município

Teresina

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Descrição

Este trabalho apresenta um Plano de Mobilidade Ciclística para Teresina (Piauí), e tem como foco a elaboração de diretrizes intervencionistas para manutenção, requalificação e ampliação da infraestrutura cicloviária da cidade. Partindo do entendimento de que a saturação dos padrões urbanos de deslocamento significa retrocesso da cidade, a implantação dessa rede representaria a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir de uma potencial opção de circulação urbana sustentável. Com propostas sob formato de plano, o trabalho apresenta através de mapeamentos georeferenciados de que forma essa nova rede será inserida na malha urbana, como satisfará as necessidades de origem/destino, prevê a integração com os sistemas de transporte coletivo, caracteriza a rede proposta de acordo com o tipo de via ciclável prevista, e a hierarquiza em função da prioridade de implantação de cada ramal na malha viária. Trata também da arborização urbana, do mobiliário e dos equipamentos de apoio a serem inseridos na rede para viabilizar o uso da bicicleta nas adversidades do clima quente da cidade. Desta forma, o presente trabalho se coloca enquanto possibilidade na busca por uma Teresina mais inclusiva e equitativa, tendo a bicicleta como instrumento de transformação da realidade eminentemente caótica dos transportes motorizados privados.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.