MOBILIDADE URBANA POR BICICLETA: Aplicação do Índice de Desenvolvimento da Estrutura Cicloviária (IDECiclo) na Cidade de Campo Grande/MS

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Guilherme Pires Veiga Martins

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Mato Grosso do Sul

Município

Campo Grande

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Campo Grande

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

IDECiclo

Palavra chave 4

Índice cicloviário

Palavra chave 5

Índice de desenvolvimento Cicloviário

Palavra chave 6

Mobilidade Urbana Por Bicicleta

Descrição

Pensar a Mobilidade Urbana nas grandes cidades é um dos maiores desafios da atualidade, pois o crescente aumento populacional, somado ao consumismo e uso intensivo do automóvel, vem provocando diversos impactos socioambientais e econômicos. Nesse contexto, a bicicleta se apresenta como um excelente veículo de transporte individual, pois além de ser prática e rápida, promove a inclusão social, é menos poluente e propicia bem-estar físico e mental ao seu usuário.
Entretanto, ainda existem muitos desafios para tornar a bicicleta um dos principais modos de transporte nas grandes cidades brasileiras, visto que ela ainda não é considerada por muitos como tal e seu uso é considerado perigoso, pois os ciclistas são vulneráveis aos acidentes de trânsito e, muitas vezes, são obrigados a dividir o espaço das ruas com veículos automotores. Em vista disso, é de extrema importância a implementação e manutenção de infraestruturas cicloviárias nas cidades, permitindo que os ciclistas percorram longas distâncias com segurança e conforto. Neste contexto, constatou-se a necessidade de realizar a auditoria de toda a infraestrutura cicloviária da cidade de Campo Grande/MS, por meio doIDECiclo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.