Método de análise de projetos viários para melhoria da segurança de pedestres e ciclistas em rodovias concessionadas paulistas

Tipo de material

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Andrea Laurindvicius Ribeiro

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

São Paulo

Ano da publicação

2012

Palavra chave 1

Pedestres

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Rodovias

Palavra chave 4

Segurança viária

Descrição

O objetivo deste trabalho é estudar a segurança de pedestres e ciclistas nas rodovias concessionadas do Estado de São Paulo. Os conceitos de oportunidade de manobra e oportunidade de conflito de tráfego têm sido usados para obter estimar a segurança em substituição à análise do histórico de acidentes. Estes conceitos têm a vantagem de depender apenas dos dados operacionais do local estudado, como velocidade, fluxo de veículos, fluxo de pedestres, entre outros. Inicialmente é apresentada a revisão dos dispositivos de segurança para pedestres e ciclistas na literatura nacional e internacional, seus parâmetros de aplicação e projeto. Com base nessa revisão foi realizado um estudo de campo que buscou formular um modelo de análise para avaliar o nível de segurança de pedestres e ciclistas em rodovias. Este modelo foi validado contra observações de campo (medidas empíricas) e comparação com o histórico de acidentes, com sucesso, mas apenas para pedestres.

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