Guia de Planejamento Cicloinclusivo

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP BRASIL

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Inclusão

Palavra chave 3

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Planejamento

Descrição

Este guia apresenta elementos fundamentais para o planejamento cicloinclusivo, contemplando diretrizes para projetos de infraestrutura e ações complementares. O material é destinado aos técnicos, gestores, planejadores urbanos e cidadãos interessados em construir um futuro movido a pedais e à propulsão humana. Esperamos que este guia sirva de inspiração e motivação para que as cidades brasileiras se tornem mais sustentáveis, justas e humanas.

O termo cicloinclusivo, utilizado nesta publicação, é uma adaptação para o português do termo original em inglês “bike friendly”, e se refere à abordagem mais abrangente que envolve a promoção do uso da bicicleta de forma totalmente integrada ao sistema de mobilidade urbana de uma cidade. Assim, planejamento cicloinclusivo é muito mais do que construir infraestrutura cicloviária. Trata-se de transformar o ambiente urbano em um lugar seguro e confortável para pedalar.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.