Diretrizes para definição de rotas cicláveis utilizando geotecnologias

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Mara Pedroso Pereira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Botucatu

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Geotecnologia

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Planejamento

Descrição

Este trabalho destaca a importância da necessidade de se investir na mobilidade sustentável, incentivando transportes alternativos, especialmente, o ciclismo. Com o intuito de identificar alguns parâmetros para sistemas cicloviários, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de diagnósticos e recomendações para análise de critérios que justifiquem a implantação de uma rota cicloinclusiva. A metodologia propõe o levantamento de polos gerados de viagens (PGVs) para definição de estudos de rotas, em uma segunda análise o levantamento planialtimétrico no qual algumas vias foram indicadas como cicláveis ou não cicláveis utilizando-se de manuais de nível de serviço para bicicletas (NSB) como o AASHTO, FWHA e PlanMob. O uso das geotecnologias possibilitou o mapeamento do estudo de caso, a cidade de Botucatu-SP.
Utilizando se de um sistema de informação geográfica (SIG) foi possível, gerenciar integrando fontes de dados diversos (imagem de alta resolução, levantamento em campo) e através de um banco de dados georreferenciado a geração de atributos. Quatro rotas foram definidas, analisar, interpretar e elaborar um sistema cicloinclusivo para o perímetro urbano. Este trabalho propõese a investigar a influência da topografia em métodos de NSB percebido ao longo de uma rota entre um par de origem e destino. Estes critérios atuam como orientação de localização e implantação de ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas não gerando necessariamente uma resposta definitiva. Por fim, implicações para trabalhos futuros a aplicação desta metodologia, em outras cidades brasileiras para avaliar a capacidade dos métodos escolhidos podendo ser acrescentado novas variáveis para identificar NSB para a circulação de bicicletas em vias urbanas, visando atestar a validade do mesmo para a realidade cicloviária urbana.

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