Cidades Cicloinclusivas: Diretrizes Para Projeto Urbano com Base na Experiência de Curitiba, Nantes e Copenhagen

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Maurício Kunz

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

País

Brasil

Ano da publicação

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

cidades cicloinclusivas

Palavra chave 3

malha cicloviária

Descrição

Esta pesquisa de mestrado objetiva compreender o papel da infraestrutura cicloviária na construção de cidades cicloinclusivas, com base na experiência de Curitiba (Brasil), Nantes (França) e Copenhagen (Dinamarca). A mesma enquadra-se na linha de pesquisa Tecnologia, Projeto e Gestão do Ambiente Construído do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional, pela adoção de ferramentas computacionais baseadas na utilização de diagramas Voronoi, na teoria dos grafos e na teoria da sintaxe espacial, para análises espaciais das malhas cicloviárias das cidades tomadas como estudo de caso. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados levantamentos sobre a evolução da infraestrutura cicloviária, a qualidade do atendimento do território pela infraestrutura cicloviária e a opinião dos ciclistas. Metodologicamente, optou-se pela utilização de metodologias qualitativas para análise da evolução da infraestrutura cicloviária e das políticas públicas para promoção da ciclomobilidade em Curitiba, Nantes e Copenhagen, bem como uso de metodologias quantitativas para quantificar a densidade e continuidade das malhas cicloviárias implantadas e na aplicação de um formulário para levantamento da opinião dos ciclistas. Os resultados das análises de densidade e continuidade demonstram a uniformidade na abrangência do território e coesão da malha cicloviária em Copenhagen, enquanto em Nantes, apesar da densa e coesa malha implantada na região central, há lacunas na distribuição da malha nas regiões periféricas. No caso de Curitiba, a exiguidade de pistas cicláveis constitui uma deficiência no atendimento do território pela malha cicloviária e problemas de coesão pelo grande número de interrupções. Os resultados provenientes do formulário aplicado aos 1.200 ciclistas, sendo 400 em cada cidade, corroborou os resultados das análises das malhas cicloviárias e permitiu estipular o quão cicloinclusiva é cada uma das cidades estudadas.
Palavras-chave: Mobilidade urbana; projeto cicloviário; bicicletas; políticas públicas.

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