Cicloturismo: origem e conceito da palavra a partir de Koselleck

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Turismo

Veículo

Turismo Visão e Ação

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Camila de Almeida Teixeira & Fátima Priscila Morela Edra

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Cicloturismo

Palavra chave 2

Cocloviagem

Palavra chave 3

Turismo de Bicicleta

Descrição

O artigo investiga o emprego da palavra cicloturismo em pesquisas científicas. Nota-se uma variedade de conceitos para a palavra, com destaque para: 1. bicicleta como principal meio de transporte nos deslocamentos durante toda a viagem e 2. bicicleta como uma das alternativas de meio de transporte nos deslocamentos turísticos em áreas urbanas. Esta ambiguidade traz o questionamento de qual atividade se apresenta mais adequada para uso da palavra cicloturismo. A investigação da melhor adequação de uso da nomenclatura utiliza Koselleck como referência. E, a partir do estudo etimológico da palavra bicicleta, averigua-se relação entre o prefixo ciclo e bicicleta. Também, discute-se conceitos de cicloturismo abordados
por autores (inter)nacionais. O levantamento mostra que brasileiros utilizam apenas o termo cicloturismo, independente da atividade, e que os estrangeiros trabalham os termos bicycletourism e cyclotourism, mas sem necessariamente estarem se referindo a atividades turísticas diferentes. Por fim, compreende-se que a expressão Turismo de Bicicleta deve ser utilizada para segmento turístico e que este se compõe por 2 subsegmentos: cicloturismo urbano e cicloviagem.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.