Bicicleta como Alternativa de Transporte em Curitiba

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Design

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Rafael Milani Medeiros

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Curitiba

Ano da publicação

2003

Palavra chave 1

Políticas Públicas

Descrição

Desde sua chegada no Brasil, a bicicleta foi muito popular entre os trabalhadores , especialmente junto aos empregados de indústrias, de pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços das grandes áreas urbanas. Esse quadro sofreu modificações no final da década de 50, com o surgimento da indústria automobilística brasileira que permitiu a produção de automóveis de passeio e a instalação de algumas empresas fabricantes de ônibus para o transporte coletivo urbano. O uso da bicicleta experimentou desde então, acentuada queda na participação do trânsito nas principais cidades do país (GEIPOT, 2001). Esse momento coincidiu também com a substituição dos bondes elétricos por ônibus movidos à diesel.
Já no interior brasileiro, nas vilas e cidades com população inferior a 20 mil habitantes, o burro e o cavalo eram os meios de transporte predominantes. Essa situação veio a modificar- se, somente a partir do início da década de 80, quando a população rural substituiu suas montarias por bicicletas.

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