Avaliação do modal bicicleta para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) em Curitiba/PR

Tipo de material

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Rodrigo Trindade

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Curitiba

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Clima

Palavra chave 2

Poluição

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Descrição

O presente trabalho visa a elaboração de propostas paraa redução deste gás, usando para isso a otimização na utilização da bicicleta, descrevendo-a como importante modal de transporte, inserida em cenários de estímulo ao uso e consequente estimativa da melhora da qualidade do ar com esta substituição. A pesquisa abrangeu como área de estudo o município de Curitiba, utilizando informações detalhadas como as características da estrutura pública cicloviária, pesquisas de utilização da bicicleta como veículo de transporte e de contagem de tráfego, entrevistas com responsáveis pelos projetos de ciclomobilidade municipal, além de simuladores de impactos e substituição de modais de transporte. Registrou-se que as vias e estruturas adaptadas à prática da ciclomobilidade são bastante utilizadas na cidade e servem de importante facilitador nos deslocamentos dos usuários, mesmo que as respostas às pesquisas demonstrem que próximo de 70% das pessoas que não utilizam ou pouco utilizam a bicicleta não o façam por falta de infraestrutura. Em uma comparação com a utilização com outros modais de transporte, a bicicleta ainda se apresenta como a melhor opção na agilidade no trânsito.

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