A perspectiva do ciclismo urbano como sentido político em São Paulo, Brasil: experiências laborais na promoção da bicicultura

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade urbana

Veículo

Repositorio Español de Ciencia y Tecnologí­a

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Sergio Alejandro Toro-Arevalo, Rodolfo Franco Puttini

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Logística e transporte

Descrição

O objetivo do estudo foi compreender o fenômeno ciclismo urbano como sentido político em perspectiva de experiências laborais na promoção da bicicultura em São Paulo, Brasil. Optamos pela abordagem fenomenológico-hermenêutica a partir dos geradores de sentido vínculo, abrigo, fixação, reiteração e apoio na análise dos discursos de cinco sujeitos que trabalham com mecânica de bicicleta, gerente de agência “bike courier”, organizador de eventos desportivos com mountain bike, administrador de empresa bike shop e gestora pública de infraestrutura cicloviária. Na construção dos resultados, emergiram as unidades de significado: a) valores sociais na atividade profissional com bicicleta b) saúde ambiental no compartilhamento viário c) educação e política pública para a sustentabilidade. Constatamos que, a categoria “ciclismo urbano como construção cultural” representa o sentido semântico, existencial e metafísico da manifestação política da bicicultura em direção a cidadania ativa pelo direito humano à mobilidade por bicicleta em São Paulo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.