A bicicleta como meio de transporte: mapeamento temático de rotas usadas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Transporte

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Antonio Henrique Almeida Rocha

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Ciclovias

Palavra chave 2

georreferenciamento

Palavra chave 3

Planejamento

Palavra chave 4

Política de transporte urbano

Descrição

A bicicleta, veículo não motorizado, contribui para o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, hoje uma problemática das grandes metrópoles. Este veículo é isento de automotor e apresenta particularidades de dispersão no espaço urbano. As rotas de viagem desenvolvidas de bicicleta relacionam-se às individualidades do ciclista e as características do meio. No intuito de investigar as relações espaciais de rotas de bicicleta, o presente trabalho coletou, através de entrevistas, dados e trajetos regulares de ciclistas de um grupo focal, omovimento Massa Crítica de Belo Horizonte. Após vetorização, tabulação e georrefereciamento das rotas em base cartográfica de vias públicas, produziu-se uma hierarquia de densidade de linhas em sobreposição. Esta densidade de rotas foi sobreposta aos dados geográficos de declividade e estrutura cicloviária da área de estudo, atributos estesespacializados e processados no Sistema de Informações Geográficas a partir de técnicas em geoprocessamento. Como resultado, foram expostas as diferenças de utilização das vias, suas relações com as declividades de rampas e com as tipologias cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas e ciclovias sobre calçadas). Pode-se destacar neste resumo a observação de maior concentração de rotas na região central; canalização de rotas em vias de menor declividade; diferenças de utilização da estrutura cicloviária; alta atração de rotas para uma das tipologias de ciclovia segregada.

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