A bicicleta como meio de transporte: mapeamento temático de rotas usadas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Transporte
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Antonio Henrique Almeida Rocha
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2014
Palavra chave 1
Ciclovias
Palavra chave 2
georreferenciamento
Palavra chave 3
Planejamento
Palavra chave 4
Política de transporte urbano
Descrição
A bicicleta, veículo não motorizado, contribui para o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, hoje uma problemática das grandes metrópoles. Este veículo é isento de automotor e apresenta particularidades de dispersão no espaço urbano. As rotas de viagem desenvolvidas de bicicleta relacionam-se às individualidades do ciclista e as características do meio. No intuito de investigar as relações espaciais de rotas de bicicleta, o presente trabalho coletou, através de entrevistas, dados e trajetos regulares de ciclistas de um grupo focal, omovimento Massa Crítica de Belo Horizonte. Após vetorização, tabulação e georrefereciamento das rotas em base cartográfica de vias públicas, produziu-se uma hierarquia de densidade de linhas em sobreposição. Esta densidade de rotas foi sobreposta aos dados geográficos de declividade e estrutura cicloviária da área de estudo, atributos estesespacializados e processados no Sistema de Informações Geográficas a partir de técnicas em geoprocessamento. Como resultado, foram expostas as diferenças de utilização das vias, suas relações com as declividades de rampas e com as tipologias cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas e ciclovias sobre calçadas). Pode-se destacar neste resumo a observação de maior concentração de rotas na região central; canalização de rotas em vias de menor declividade; diferenças de utilização da estrutura cicloviária; alta atração de rotas para uma das tipologias de ciclovia segregada.