A Bicicleta como alternativa ao transporte em São Paulo

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Outro)

Curso ou área do conhecimento

Gestão e Educação Ambiental

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Bruna Marques Tristão de Oliveira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2009

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

ciclista

Palavra chave 3

Gestão ambiental

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Palavra chave 6

Transporte

Descrição

Os impactos causados pelos transportes são alguns dos principais problemas em cidades do mundo inteiro. A priorização do automóvel leva a impactos relacionados ao consumo de recursos, distribuição desigual do espaço urbano, danos ao meio ambiente, congestionamentos e necessidade de grandes investimentos em infraestrutura. Na busca por uma alternativa mais sustentável, o objetivo deste estudo foi investigar o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo, e sua integração com o transporte coletivo. Justificativas para investir neste modal são o fato de que a bicicleta não polui, é eficiente do ponto de vista energético, é rápida para pequenos deslocamentos e financeiramente acessível à maioria da população. São descritos os principais problemas relacionados ao transporte, as características do transporte cicloviário, fatores de influência e políticas de incentivo ao uso da bicicleta. São apresentadas também alternativas de infraestrutura para ciclistas e exemplos implantados em outras cidades.
Para a pesquisa de campo, foi elaborado um questionário a respeito do interesse e do conhecimento das pessoas sobre a infraestrutura existente na cidade, e também sobre os fatores mais desfavoráveis e mais capazes de incentivar o uso da bicicleta como transporte.
Este estudo permite considerar que o transporte por bicicleta na cidade de São Paulo pode ocorrer de forma mais harmoniosa, em especial se houver a integração com transporte coletivo.
Palavras – chave: bicicleta, ciclista, transporte, planejamento urbano

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.