Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

O Brasil aumentou sua rede de ciclovias em 4% em 2023

A pesquisa abrangeu o período de junho de 2022 a junho de 2023. Ele projetou que cada uma das capitais do país encerraria o ano passado com uma média de 161,7 quilômetros de ciclovias e continue lendo…

Leia mais

Ciclovias de Porto Alegre não chegam a 20% da meta de 2009 e são um convite a não pedalar

Foi no início de 2022 que Henrique Lindemann, estudante de Engenharia da Computação na UFRGS, começou a usar a ciclovia da Av. Ipiranga para pedalar até as aulas no Campus do Vale. “Eu moro numa continue lendo…

Leia mais

Porto Alegre terá crédito de R$ 20 milhões para investir em ciclovias

Porto Alegre terá acesso a crédito de R$ 20 milhões Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para obras de infraestrutura cicloviária. A Câmara Municipal aprovou o pedido da prefeitura na segunda-feira, 11. O continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário brasileiro apresenta um cenário de desigualdade e ineficiência

O estudo intitulado Priorizar o transporte ativo por bicicletas!, publicado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), núcleo de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, apresenta continue lendo…

Leia mais

Buenos Aires um ano após novas ciclovias

Em 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 levava as pessoas a buscar meios mais seguros de locomoção, o número de ciclistas em Buenos Aires aumentou 28% em relação a 2019, e as mortes de ciclistas diminuíram. O continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário do Brasil é ineficiente e desigual, aponta estudo

O sistema cicloviário brasileiro revela uma situação marcada pela desigualdade e ineficiência, conforme evidenciado no estudo intitulado “Priorizar o transporte ativo por bicicletas!” realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), vinculado à Faculdade de continue lendo…

Leia mais

Presidente sanciona lei que incentiva o ciclismo nas cidades

presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729 ,  que dá mais incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. A medida promove a participação popular no processo de implantação de continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo não avançam

A expansão da ciclovia na capital paulista, uma reinvidicação antiga dos moradores da cidade, está pausada. No último dia 25/10, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Trânsito (SMT) suspendeu, por tempo indeterminado, a licitação para continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e saúde mental: por uma cidade mais habitável

Por Tássio Jubini. No mês de agosto deste ano, foi entregue uma importante obra de mobilidade urbana para a população capixaba, a Ciclovia da Vida Detinha Son, que leva o nome da cicloativista falecida em continue lendo…

Leia mais

Ciclovias em Salvador: espelho das desigualdades

A organização social ObMob Salvador acaba de avaliar e aferir as diferenças de desenho, qualidade, manutenção, segurança viária, entre outros itens, das infraestruturas cicloviárias localizadas em diferentes bairros da capital baiana. A conclusão final deste continue lendo…

Leia mais
1 2 3 43