Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Mercado brasileiro de bicicletas encolhe após pico no começo da pandemia

Foi a explosão nas vendas de bicicletas no começo da pandemia de Covid-19, em 2020, que fez Francisco das Chagas Rodrigues, 47, mais conhecido como Kim, tomar a decisão de abrir uma segunda bicicletaria no continue lendo…

Leia mais

Indústria de bicicletas registra queda de 22% na comparação com 2022

De janeiro a outubro deste ano, foram produzidas 414.106 bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Este número representa uma queda de 22,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação com 2022, continue lendo…

Leia mais

Fábricas põem a mão no freio e produzem menos bicicletas em 2023

As fábricas de bicicletas instaladas em Manaus produziram 414.106 unidades de janeiro a outubro de 2023, quantidade menor que no mesmo período de 2022 quando foram fabricadas 531.330 bicicletas, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos continue lendo…

Leia mais

Bicicletas já podem ser vendidas em lojas francas e em free shops dos aeroportos

Boa notícia para ciclistas: a Receita Federal publicou, recentemente, uma decisão autorizando lojas francas em fronteiras terrestres, como em Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (Paraguai), assim como Free Shops e Duty Free continue lendo…

Leia mais

Impostos da bicicleta diminuirão com a Reforma Tributária, explica Rodrigo Orair do Ministério da Fazenda

Juntamente com George Queiroz (Canal BicicleteirosBr e Pedalula) entrevistei o diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Rodrigo Orair, que trabalha diretamente com o secretário, Bernard Appy, na equipe do ministro Fernando Haddad. continue lendo…

Leia mais

Bicicletas e scooters elétricos estão derrubando a demanda de petróleo

Carros elétricos costumam ser vistos como a melhor solução para problemas de emissões e consumo de combustíveis fósseis. No entanto, as bicicletas, scooters e patinetes elétricos têm feito mais pelo meio ambiente do que os continue lendo…

Leia mais

Resultado do Edital do Ministério do Meio Ambiente para o Cicloturismo: oito classificados e R$ 5,1 milhões indicados

Foi publicado no Diário Oficial de hoje o resultado da análise das propostas no âmbito do Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) continue lendo…

Leia mais

Como será a participação da bicicleta na COP 28, que começa hoje em Dubai

  De hoje (03/11) até 12 de dezembro, as atenções de boa parte do planeta estarão voltadas para Dubai, nos Emirados Árabes, onde acontece a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas continue lendo…

Leia mais

Em 20 anos, Paris quintuplica sua malha cicloviária e lida com novo “problema”: congestionamento de bicicletas

  A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vem trabalhando há anos para fazer da capital francesa, até então uma cidade hostil aos ciclistas, um local onde as bicicletas podem se deslocar com segurança e liberdade. continue lendo…

Leia mais

O futuro da indústria da bicicleta

Em artigo publicado, Cristóbal Pérez, que atua no mercado de bicicletas em posições de liderança há 30 anos, pontua as grandes mudanças que já ocorreram no setor como o advento do MTB, os pedais com continue lendo…

Leia mais
1 2 3 46