Dados

Para o Observatório, dados são informações quantitativas sobre assunto específico, expressos em termos absolutos ou estatísticos, resultantes de pesquisa, levantamento, monitoramento ou cálculo.

Os dados disponíveis no Observatório podem ser tanto extraídos de relatórios de pesquisa mais amplos, livros, artigos etc., quanto de levantamentos realizados especialmente para este fim.


Dados disponíveis no Acervo

Frota de bicicletas no Brasil

Dados sobre a quantidade de bicicletas existentes no Brasil produzidos por duas instituições

Mortes de ciclistas no trânsito brasileiro

Dados sobre mortes de ciclistas no trânsito entre 2015 e 2019 na plataforma de dados do DATASUS em 2020

Percentual de ciclomobilidade no Brasil

Dados sobre o percentual de uso da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições

Malha cicloviária brasileira

Dados sobre a quantidade de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições (em breve)


Outras referências no ObservaBici

Dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro

Por Cristiano Scarpelli   A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Leia mais

Ciclovia dos sonhos em BH? Assista o vídeo com dados do Strava Metro

E se tivéssemos uma ciclovia larga e protegida por toda a extensão do Arrudas? A partir de uma ciclovia de apenas 400m implementada em frente aos Shoppings Populares propomos uma reflexão de como essa ciclovia continue lendo…

Leia mais

Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba

O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista: Dados revelam o cenário do uso de bicicletas no Brasil

Neste sábado, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ciclista, uma data dedicada a honrar a importância desse meio de transporte sustentável e saudável. Em comemoração a essa ocasião, o Autotempo compilou continue lendo…

Leia mais

SUS registra 40 internações por dia de ciclistas acidentados no trânsito

Em 19 de agosto, celebra-se o Dia do Ciclista, data criada com o intuito de reforçar o respeito a esse público. O dia é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de continue lendo…

Leia mais

Estudo revela que bicicletas elétricas podem ser 66% mais rápidas do que carros em capitais do Brasil

Um levantamento realizado pela Tembici, startup de micromobilidade, mostra a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros. Trajetos mais longos, de 9 a 10 km, por exemplo, que de carro duram em média continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: uso de bike cresce 14% no Brasil

O Dia Mundial da Bicicleta, comemorado dia 3 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas em 2018. A data é um lembrete e incentivo aos países em questão de mobilidade urbana e preservação ambiental. De continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: Dados revelam a situação do Brasil no uso das bikes

Para marcar a ocasião, o Autotempo levantou alguns dados e curiosidades sobre o uso de bicicletas no Brasil e no mundo, revelando algumas informações interessantes sobre a prática. Confira.

Leia mais

Dados mostram que a maioria dos ciclistas mortos no trânsito tem entre 50 e 59 anos

Conforme os dados, em 2021, 1.381 ciclistas que perderam a vida no trânsito do país. Foram 29 ciclistas a mais que em 2020. Se compararmos ano a ano, desde 2016, percebe-se que é um número continue lendo…

Leia mais
1 2 3 5