Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

A luta por espaço para ciclistas em Osasco

A professora Ariadne Heloisa Gomes, de Osasco, na Grande São Paulo, trocou o ônibus pela bicicleta há quase 10 anos, enfrentando desafios em uma cidade com poucas ciclovias. Sua escolha coincidiu com ações do coletivo continue lendo…

Leia mais

12º Bicicultura, em 2025, será realizado em Niterói/RJ

Na Plenária Final do Bicicultura 2025 (18/11/2023) foi eleita a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, para sediar o Bicicultura 2025. A 12ª edição do evento será organizado pelas organizações ACERJ – Associação de Ciclistas do continue lendo…

Leia mais

Lançada em setembro, Enabici é destaque em evento nacional

A Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici) foi um dos destaques do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.  Coordenada pela União de Ciclistas do Brasil em colaboração com diversas organizações, incluindo o continue lendo…

Leia mais

20 anos depois, manifestação da Massa Crítica voltou a Lisboa para “reclamar espaço” para a bicicleta

um passeio que é uma “coincidência organizada”. Não há organização, não há porta voz, nenhuma pessoa responsável. Simplesmente acontece. Há uma hora e um dia e há regularidade mensal. Tudo o que se sabe é continue lendo…

Leia mais

Projeto de ciclismo busca engajar mulheres na periferia da Grande Belém

Visando engajar cada vez mais mulheres no processo de cidadania e tomada de decisões sobre as políticas públicas e potencializar o uso da bicicleta por mulheres nos territórios periféricos, o Coletivo ParáCiclo, através da Campanha continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Belém lutam para conquistar seu espaço

Um dos exemplos mais sólidos da mobilidade urbana sustentável é a bicicleta. O veículo não é poluente, faz para a saúde e também para o bolso, já que precisa de uma mínima manutenção e dispensa continue lendo…

Leia mais

“As pessoas não pedalam porque têm medo de morrer”, diz Paulo Aguiar

Coordenador-geral do Movimento Pedala Manaus avalia que a capital amazonense precisa de mais políticas públicas que incentivem o uso de bicicletas. Embora seja a sede da maior produção nacional de bicicletas, na Zona Franca, Manaus continue lendo…

Leia mais

NG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento integral das crianças

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos. Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças. Além disso, também é continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal: uma forma divertida de medir a eficiência dos meios de transporte

Na próxima segunda-feira (25/09), a ONG Rodas da Paz, promoverá mais uma edição do Desafio Intermodal. A iniciativa é realizada anualmente como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro, e se propõe a continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal de Curitiba terá patinete, táxi, carro e skate

No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados. As comemorações já acontecem a partir continue lendo…

Leia mais
1 2 3 34