Boas práticas

As organizações da sociedade civil realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


CONTRIBUA E PESQUISE

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Bicicleta nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta nos seus programas de governo ou legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Notícias relacionadas

“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”

“O  espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 milhões em obras de duplicação de rodovias, construção de viadutos e pavimentação. No mesmo período, o investimento no metrô foi continue lendo...…

Leia mais

União de Ciclistas do Brasil lança Observatório da Bicicleta

A ferramenta é colaborativa e pretende reunir conhecimento e articular iniciativas de promoção da ciclomobilidade. O conhecimento a respeito da mobilidade por bicicleta no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Pesquisadores acadêmicos, instituições públicas, organismos de consultoria, canais de comunicação e organizações da sociedade civil, ligados direta ou indiretamente ao tema, realizam pesquisas, produzem continue lendo...…

Leia mais

“‘Ninguém solta o guidão de ninguém’: é pela bike que elas querem mudar o mundo”

” Grupo de mulheres se reuniu em Campo Grande para incentivar outras mulheres a andar de bike. A primeira dica de Cintia é sobre a mochila. Essa é a primeira de várias sugestões que Cintia Possas, professora, dá durante a “Cicletada de Las Niñas”. Para ela, usar mochila nas costas é roubada quando se anda de bicicleta. continue lendo...…

Leia mais

Porque falar de gênero e bicicleta? Do Brasil ao Fórum Mundial da Bicicleta no Equador

Não é possível pesquisar mobilidade urbana sem considerar que antes de uma  pesquisa propriamente dita, já debatemos nossos deslocamento na prática do dia-a-dia. Quem nunca reclamou o tempo de espera do transporte público, ou já deixou de fazer algum trajeto por conta da condição de uma calçada ou rua? Quando comecei a pesquisar sobre bicicletas, continue lendo...…

Leia mais