Apoiadoras do Observatório da Bicicleta

As organizações a seguir (listadas em ordem alfabética) prestam apoio institucional aos objetivos e às atividades desenvolvidas pelo Observatório da Bicicleta e, com isso, contribuem para seu fortalecimento e reconhecimento social.


Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

A Abraciclo é uma associação que defende, apoia e divulga os interesses e ações do setor de duas rodas nas áreas políticas, técnicas e social através de de estudos, propostas, campanhas e outras iniciativas.

Aliança Bike – Associação Brasileira do Setor de Bicicletas

A Aliança Bike é uma associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso por brasileiras e brasileiros, atuando em diversas frentes de trabalho para promover o uso de bicicletas como transporte, esporte e lazer.

ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos

A ANTP é uma organização voltada ao setor de transporte público, do trânsito e da mobilidade urbana do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

iCS – Instituto Clima e Sociedade

O iCS é é uma organização filantrópica que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. Funcionamos como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. Assim, somos parte de uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática.

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

O Idec é uma associação de consumidores com a missão de orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos. 

Instituto Corrida Amiga

O Corrida Amiga atua para sensibilizar a população sobre necessidade de espaços urbanos mais saudáveis, acessíveis e caminháveis e busca aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, com atividades de sensibilização lúdico-educacionais, desenvolvimento de projetos, pesquisas e manuais.

Iema – Instituto de Energia e Meio Ambiente

O Iema atua pela melhoria da qualidade ambiental por meio da geração e da sistematização de conhecimento técnico e científico, subsidiando a formulação e a avaliação de políticas públicas de energia elétrica e de transportes.

ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

O ITDP é uma organização que promove o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo através de pesquisa, geração de conhecimento, formação e assessoria.

MDT – Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte

O Instituto MDT é uma uma organização da sociedade civil, que congrega movimentos sociais, trabalhadores e empresários do setor de transporte, profissionais, entidades e especialistas da mobilidade e o poder público, com o objetivo de defender a mobilidade urbana e promover o transporte público como um direito visando a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

LABMOB – Laboratório de Mobilidade Sustentável

O LABMOB é um laboratório vinculado ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ que desenvolve estudos inovadores focados em micromobilidade, logística urbana, mobilidade corporativa e elétrica. Oferece suporte a organizações públicas e privadas para subsidiar tomadas de decisão na área de mobilidade sustentável.

Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que alia as atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que contribuam para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para o urbano-metropolitano.

Observatório do Cicloturismo

O Observatório do Cicloturismo é uma plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil.